Olá, voltando das cinzas, renasce um blog que não durou por conta de falta de verba, tempo e criatividade talvez… Sim, o “Bar do Clovão” existia há 10 anos atrás, como um projeto feito durante o colégio, por um adolescente que não sabia o que queria fazer direito.
Foi tudo bem indexado pelo Google (o que é excelente e nem todo blog faz isso direito), na época que não tinha essa ideia de blog, e sim, de um site de conteúdo nerd, com reviews, notícias e até quem sabe um podcast. Na época eu pensei em um diferencial, conteúdo de futebol e nerd, tudo no mesmo lugar. Gênial?
Para que voltar?
Eu sempre pensei em voltar com o Bar, mas sempre acontecia algum empecilho, precisava focar em estudar e/ou trabalhar, e no tempo livre, tinha que ter meu lazer, afinal ninguém é de ferro, neste tempo o blog foi ficando para trás e oportunidades foram surgindo e eu acabei focando em outra área, a de audiovisual (essa história fica para outro dia).
Eu percebo que muitas pessoas tem o seguinte pensamento “Pra que vou fazer tal coisa se existem vários?”, por um bom tempo isso foi um dos empecilhos, mas com o amadurecimento o tal do foda-se veio com mais frequência. Esse tipo de pensamento impede de aprender algo novo, de ter um hobbie saudável, de conhecer gente nova, é perda de oportunidade. Quando me dei conta disso, comecei a estudar mais sobre técnicas de áudio e vídeo,aprendi muito sobre os softwares de streaming. E neste aprendizado todo, me dei conta de que seria legal voltar a escrever sobre o que eu gosto sem nenhum compromisso.
Ou seja, o blog não vai ter mais notícias praticamente diárias só para abastecer de conteúdo para os indexadores me notarem, vai ser algo mais leve, assim como o novo layout, simples e bem prático. Resolvi pôr em prática minhas habilidades de desenvolvedor de software, em 2015 eu estava aprendendo e programava por hobbie. Além disso na época eu fiz o design correndo, usando o Wordpress e enchendo de plugins e frameworks para agilizar tudo, deixando os ajustes técnicos chatos de se fazer (o que era horrível, pois pesava no servidor que era gratuito, além de ocupar o tempo que poderia estar escrevendo algum conteúdo pro blog).
O conteúdo vai ser do que eu quero escrever, seja uma análise, ou uma anotação que eu queira fazer caso eu precise futuramente, e o mais divertido, compartilhar tudo isso na internet!
Abaixo deixarei anotado um pouco do processo da engine do blog, vai ser uma parte um pouco mais técnica, futuramente pretendo deixar o código aberto para qualquer um queira usar.
Como foi feito tudo isso?
Primeiro, como é um projeto pessoal, eu particularmente não fico correndo atrás de bibliotecas de front-end, eu gosto de fazer do meu jeito, afinal, é um projeto pessoal e tem que ser algo que não vire um trabalho, tem que ser algo mais "divertido". Claro, não fiz tudo do zero, usei algumas bibliotecas do React.
Dito isso vamos começar: Usei o React puro sem framework, para ter o controle total; Me baseei em uma engine pronta, onde é pego um arquivo Markdown (md) e o transforma neste post em html (afinal o navegador não sabe ler markdown). Precisei instalar bibliotecas como react-markdown , remark-gfm e gray-matter, mas por que disso?
Meu template de publicação é algo neste escopo:
---
title: ""
thumbnail: ""
date: "2001-01-01T00:00:03+00:00"
description: ""
categories:
- category
tags:
- tag
draft: true
---
Eu tenho que usar gray-matter para ler este cabeçalho, do react-markdown para a interpretação, e do remark-gfm para complementar a interpretação e melhorar alguns componentes como demonstrei acima com as imagens com comentários logo abaixo. Para isso, eu apenas usei  e ele simplesmente fez a conversão para um html mais estruturado e não apenas uma tag img.
Outra função bem legal é inserir vídeos, uma coisa que o markdown não faz é inserir a tag iframe para os vídeos, mas isso não é problema, basta usar o remark-gfm, e deixá-lo para ler as url e detectar se é um vídeo (do YouTube por exemplo). Abaixo farei um simples exemplo usando a url https://www.youtube.com/watch?v=dQw4w9WgXcQ:
Viu? Fazendo um HTML personalizável e que se adequa ao mobile, totalmente responsivo!
E para pôr isso no ar, não é um bicho de sete cabeças, eu poderia ter usado o Github Pages, mas preferi usar o Netlify para hospedar. Ambos são gratuitos! Hospedar imagens também não é problema usando o AWS S3, mas antes de mandar qualquer imagem para lá, eu uso o Tiny que faz uma compressão sem perder a qualidade da imagem (aceita png, jpeg, gif e webp), ele é pago, mas só se usar para comprimir mais de 500 imagens, e este blog é pequeno, não tem nem motivo para eu usar mais 500 imagens no mês!
Eu fiquei um tempo pensando se valeria colocar um sistema de comentários, mas aí me veio uma pergunta na minha cabeça “Por que não valeria a pena habilitar os comentários?”, pessoas imbecis estão por toda internet, se alguma delas for para os comentários do blog, é só dar um block e vida que segue! Então, resolvi usar o Disqus, que é um bom sistema de comentários (e bem fácil de usar, tanto pro desenvolvedor quanto para o usuário final), e o mais legal dele é que é de graça!
Acredito que seja isto por enquanto… O blog ficou fácil de fazer os ajustes técnicos e de fazer uma nova publicação, qualquer editor de texto vai servir, o Github e o Netlify fazem o restante do trabalho.
Agradeço sua atenção!