Olá! Já faz um tempo desde a exibição do Xbox Showcase de 2026, particularmente só estava animado para este evento por conta do jogo Gears of War E-Day.
Minha história com Gears of War
Gears of War foi o jogo que me levou à plataforma Xbox (o Xbox 360 na época), logo após jogar o primeiro jogo no PC, na época se usava o Games For Windows Live, sim, o serviço que quebrou alguns jogos na Steam (e tem jogo quebrado por conta disso até hoje). A jogabilidade, o design, a trilha sonora, tudo nesse jogo me fez querer jogar a continuação — Mas só tive a oportunidade de jogar as continuações quando lançou o terceiro jogo da franquia, considerada o melhor por muitos fãs!
Até hoje é incrível ver o que a Epic Games extraiu da Unreal Engine 3, Gears of War 3 e Gears of War Judgment levam o Xbox 360 ao limite (principalmente o Judgment), no momento que estou escrevendo este post, outra franquia que me vem à cabeça, que também levou o 360 ao limite, foi o Halo 4, outra franquia forte e exclusiva da Microsoft.
A tradição e mudança de empresa

Quando Gears of War foi para a mão da The Coalition, a tradição de espremer a Unreal foi mantida fortemente, Gears of War 4 consegue ser um jogo bem bonito até, faça o teste em um bom PC, Xbox One X e no Xbox Series X, não é exagero dizer que tem jogo lançamento que toma uns tapas de Gears of War 4 graficamente falando. E quando lançou o Gears 5, alí mostrou o ápice da Unreal Engine 4 (que é a mesma do jogo anterior), e o mais assustador, o salto gráfico foi alto, e não consome muito do PC (além de conseguir fazer rodar lindamente em um Xbox One S), mas não para por aí, pouco mais de um ano depois do lançamento do jogo, é lançada a DLC Hivebusters, e isso precisa ser dito: Parece Unreal Engine 5, mas é apenas a Unreal Engine 4.
Vale citar que os remakes do primeiro jogo, o Gears of War: Ultimate e Gears of War Reloaded usam a Unreal Engine 3, eles “só” trocaram os assets e deram um “tapa” no código em geral.
Aprendendo com os erros
Por mais que Gears 5 seja muito bonito o jogo veio com muitos problemas. Como foi dito pela própria empresa, eles foram mais “livres” para fazer o jogo, uma vez que viram que o anterior certo, principalmente falando do cenário de e-sports. O problema todo foi que tiveram tanta liberdade que simplesmente estragaram personagens, história e mecânicas de jogo.
Vamos começar com a mudança de protagonista, por mais que o final do Gears of War 4 tenha dado um bom gancho para a Kate, ainda não faz sentido ela receber o protagonismo, além de claro, fazer com que toda a evolução do JD Fênix seja jogada no lixo para Kate ter os holofotes. A ideia do mapa semiaberto e de missões secundárias são boas (tanto que vão reutilizar no Gears of War E-Day).
Agora, o online… É aqui que os erros ficam mais evidentes, a começar pelo ranqueamento do jogo. No início, eles estavam no caminho certo, com um ranqueamento que lembra jogos como League of Legends, porém, na reta final eles simplesmente jogaram tudo pro alto e começaram a utilizar sistemas de pontos, que não é claro do porquê aumentam ou diminuem, além de ser mais demorado de se chegar no topo, talvez por ser desbalanceado ou algo do tipo!
O netcode do jogo não ajuda também! É sabido que brasileiro não é o povo que joga Gears of War em massa, por conta disso boa parte das partidas vão ser com ping acima de 100ms (aliás, 100ms é o cenário perfeito nesse caso). A partir do Gears of War 3, é totalmente possível jogar, se divertir e quiçá competir no PVP online, nos jogos anteriores as conexões eram P2P aí complica demais a conexão para jogos desse tipo. Porém, Gears 5 conseguiu pecar em algo que estavam acertando desde 2011, os tiros não calculam direito e se for jogar de Gnasher (a shotgun do jogo para quem não sabe), não mire! Se mirar, o dano não vai acertar, para ser honesto, em alguns casos em que o ping esteja 100ms (ou menor), mirar e atirar “pode” funcionar (lembre-se, “pode funcionar”).
E o principal, removeram o gore do jogo, me pergunto se é por isso que tiraram o “Of War” do título do jogo... Por mais que as execuções sejam bem animadas, e até criativas, o jogo não tem sangue, me lembra muito o filme SAW 3D, onde o sangue era rosa para “não ser tão pesado”.
Em resumo, eles tentaram inovar e falharam, talvez possa ter sido a direção, troca de equipe, uma perda de conexão com a comunidade de Gears of War, fato é que Gears 5 não agradou a comunidade, a ponto do cenário competitivo morrer e o jogo ficar largado igual ao Halo Infinite está recentemente! Gears 5 foi um passo pra trás para dar dois passos pra frente…
https://www.youtube.com/watch?v=yAWz9IIQvt0Bem vindo “de volta” Tai Kaliso
Com o trailer do novo Gears of War junto ao direct de meia-hora só do jogo após o showcase, a The Coalition me fez ter um hype no jogo, para ser sincero eu estava com uma expectativa alta nesse jogo, com os desenvolvedores dizendo que Gears of War E-Day seria um retorno à raízes da franquia!
O vídeo de gameplay do jogo já demonstra o que falavam nas entrevistas e ainda mais, além do retorno às raízes, teve uma renovação na jogabilidade sem perder a essência (viu Santa Mônica?). O jogo está mais cinemático, o gore voltou com tudo, e por ser um prequel, personagens queridos retornam para o agrado dos fãs!
E a tradição, continua?
Dá para falar tranquilamente que sim! O jogo vai extrair o máximo da Unreal Engine 5 sem consumir recursos desnecessariamente!
A Unreal Engine 5 não é muito bem quista pela comunidade gamer. Ela é conhecida por ser uma engine muito pesada, a verdade é que não é bem assim!
É comum no desenvolvedor lidar com prazos apertados e ter que trabalhar mais de 8 horas (causando até burnout como mostrado em casos recentes). Mas não é só isso, prazo apertado não permite fazer a otimização adequada, seja otimização no código, nos assets… Nem todo jogo da Unreal Engine 5 é mal otimizado, por mais que o exemplo seja de um jogo da própria criadora da engine, ele deve ser citado: O Fortnite! Sim, o Fortnite, por mais que seja um jogo no estilo “cartoon”, ele usa muito do raytracing, muito efeito e o mapa é grande e cheio de conteúdo.
Entendo que nem todo mundo tem um PC high-end, mas Fortnite dá para rodar com uma boa configuração gráfica em PC mid-end. Fora que a Epic vem fazendo atualizações e atualmente, na data de escrita deste post, a Unreal está na versão 5.8.
Será que vai rodar?
Para informações técnicas e detalhadas, recomendo que veja o vídeo da Tech demo que rolou na Unreal Fest Chicago.
https://www.youtube.com/watch?v=eyLIZEGJ2_YE abaixo estão os requisitos para quem for jogar no PC:
| Componente | Requisitos Mínimos (Baixo / 1080p) | Requisitos Recomendados (Médio-Alto) |
|---|---|---|
| Sistema Operacional | Windows 10 de 64 bits (versão 22H 19045.7291) | Windows 11 de 64 bits (versão 25H2 ou superior) |
| Processador (CPU) | AMD Ryzen 5 2600X ou Intel Core i7‑6850K / i5‑10400 | AMD Ryzen 5 5600 ou Intel Core i5-11600K |
| Memória RAM | 12 GB | 16 GB |
| Placa de Vídeo (GPU) | NVIDIA RTX 2060 / RTX 5050, AMD RX 6600 / RX 9060 ou Intel A580 | NVIDIA GeForce RTX 4070 (ou superior) |
| Armazenamento | HDD ou SSD (DirectX 12 necessário) | SSD (Altamente recomendado) |
Eu preciso fazer uma comparação com os requisitos do Halo Campaign Evolved, remake do Halo Combat Evolved:
| Componente | Requisitos Mínimos | Requisitos Recomendados (4K / 60 FPS) |
|---|---|---|
| Sistema Operacional | Windows 11 (64 bits) | Windows 10 / 11 22H2 (64 bits) |
| Processador (CPU) | AMD Ryzen 5 3600 ou Intel Core i7-10700K | AMD Ryzen 7 7700 ou Intel Core i7-12700K |
| Memória RAM | 16 GB | 32 GB |
| Placa de Vídeo (GPU) | Nvidia RTX 2060 Super, AMD RX 6600 ou Intel Arc A580 | Nvidia RTX 3080 Ti ou AMD Radeon RX 9070 |
| Armazenamento | 100 GB de espaço disponível | 100 GB de espaço disponível (SSD recomendado) |
Me parece que The Coalition ganhou nessa, e mostra que a tradição da franquia Gears of War de extrair o máximo da Unreal da melhor maneira continua firme e forte! Para saber mesmo, é esperar o lançamento do Gears of War E-Day, e jogar!
“Hypado”
Por fim, depois do Gears of War E-Day Direct, a minha animação para jogar o jogo só aumentou, e apesar de achar meio ridículo o termo “hypado”, não tem como fugir dele. Estou “hypado” para jogar Gears of War E-Day, muito mais que GTA VI!
