Hoje é dia de eu falar sobre emulação, uso desde de sempre pela praticidade e até para estudo. É importante dizer que isso não é um tutorial ou algo do tipo.
“Ah, mas emulação não é perfeita, prefiro jogar no console mesmo, blablabla” — Então jogue em seu console e jogo original, a ideia aqui é mostrar um pouco dos emuladores que usei e recomendo.
Você precisa saber que emulação não é algo ilegal desde que o software seja desenvolvido de forma independente sem códigos de terceiros protegidos por direito autoral. Um exemplo bacana é o do mini PlayStation que a Sony lançou, ele possui um código aberto do emulador PCSX ReARMed e isso não foi um problema (só a escolha dos jogos selecionados né dona Sony?). O que é ilegal é baixar as ROMS na internet, o certo é que você tenha o jogo original e faça um backup para o seu PC, alguns emuladores até ensinam a fazer isso vale a pena dar uma olhada na documentação se disponível.
Existem emuladores que dão suporte há várias plataformas, eu particularmente testei poucos, o que me vem à cabeça é o Ares, ele é prático, mas não te dá tantas opções de configuração e o pouco que tem não me apetece, há configurações de uma plataforma que sobrepõem configurações de outra por isso prefiro emulador dedicado a uma plataforma. Mas — há exceções, elas serão mostradas ao longo do post.
Ah sim, falarei apenas dos emuladores que testei sem usar um frontend como o Pegasus ou o RetroArch, pois particularmente prefiro usar os emuladores individualmente, até porque faço isso desde 2003/2004 no Windows ME e Windows XP.
Pode acontecer de algo neste post ficar desatualizado, recomendo que guarde o Emulation General Wiki em seu favorito, ele é ótimo para esse tipo de informação e vem me ajudando muito nisso!
Dito isso, agora vamos começar!
Nintendo 8bits (Nintendinho)
Pode parecer fácil, mas não é, isso porque a Nintendo lançou o tal do Disk System, há emuladores que não dão suporte a ele ou há alguns jogos específicos como o Saint Seiya Ougon Densetsu.
O melhor é o Mesen, apesar dele ter suporte há várias plataformas, sem dúvida é o melhor para o NES, ele te dá suporte a tudo do console, cheguei a testar as outras plataformas como o Super Nintendo, mas não gostei, recomendo que fique só use ele para o NES mesmo!
Super Nintendo
Eu testei poucos emuladores para o Super Nintendo, foram eles: ZSNES, Bsnes, Snes9X e o Ares. Mesmo ZSNES sendo um “queridinho” e podendo jogar Super Mario World em widescreen no Bsnes, eu prefiro o Snes9X, acho ele mais prático e tem mais opções de ajustes, ambos são excelentes, recomendo que teste os dois e fique com o que preferir.
Master System & Mega Drive (Genesis)
Aqui vai ser uma exceção, eu sempre usei o Kega Fusion para as duas plataformas, por mais que ele tenha sido descontinuado. Consigo aproveitar a biblioteca dos dois consoles sem problema algum usando este emulador, ele só não dá suporte ao 32X!
Uma pausa para uma disclaimer
Aqui a brincadeira começa a ficar séria, os consoles de quinta geração em diante podem dar uma dor de cabeça para alguns, problemas em alguns jogos, mas isso é o comum já que são consoles mais complicados de emular, muitos desses emuladores nem conseguem emular 70% da biblioteca da plataforma. A partir daqui vai ter que pesquisar para achar soluções — É mais divertido ter que quebrar a cabeça, não?
E vamos prosseguir!
Nintendo 64
Usei por muito tempo o Project 64, mas descobri o RMG e foi algo fantástico, ele emula o mais próximo do hardware original e permite fazer um upscaling melhor que o do Project64, além de ter o netplay já com ele (sem precisar de versões defasadas ou modificadas). O jogo Mario Tennis que muitos emuladores não conseguem emular próximo da perfeição, este consegue! Recomendo sem dúvida!
PlayStation One
Por um bom tempo usei o ePSXe, mas ele foi descontinuado e apareceu um bem mais prático de se usar que é o DuckStation, ele funciona perfeitamente para mim e não me deu dor de cabeça como o ePSXe chegou a dar uma época.
PlayStation 2
Por um bom tempo eu tive preconceito com emuladores do PS2, mas resolvi dar uma chance ao PCSX2 e devo dizer que ele melhorou muito de uns anos para cá! Sem dúvida ele é o melhor, rodando mais de 90% da biblioteca do console (que é gigantesca) perfeitamente. Ele tem algumas configurações aqui e alí para melhorar a experiência e até melhorar os gráficos dos jogos, nada como uma pesquisa no Google não ajude.
Nintendo GameCube e Nintendo Wii
Mais um exceção, o Dolphin é um emulador que só vem evoluindo, é muito bizarro a evolução que ele teve em anos. Hoje ele está em um nível bem agradável para se jogar GameCube e Nintendo Wii, podendo jogar até mesmo online (ele emula como se todos os jogadores fossem local e não em um servidor). Cheguei a zerar New Super Mario Bros. Wii nele com upscaling (fica muito bonito).
Xbox 360
Este começa a ficar complicado, eu uso o Xenia Manager, ele te dá praticamente suporte total as versões do emulador Xenia, ele não é tão complicado de configurar, com alguns cliques você consegue consertar os glitches dos jogos e configurar para jogar online (com algumas limitações, mas é muito interessante) usando a versão Canary Netplay. Também é possível jogar usando o mouse e teclado com a versão Mousehook. Me parece que dá para mesclar as configurações, mas não senti a necessidade disso. Assim como o emulador de PlayStation 2, ele tem a opção de melhorar os gráficos dos jogos (individualmente) e ajustar alguns dos glitches de alguns jogos com patches feitos pela comunidade.
PlayStation 3
Neste console vou ter que dizer que ele foi uma cagada (em vários sentidos) da Sony, primeiro escolheram uma CPU que não foi uma boa escolha para rodar jogos, e além disso é difícil de emular, graças a isso mesmo sendo o melhor emulador, ele ainda tá muito abaixo de todos os outros emuladores que citei mas apesar disso, os desenvolvedores vem fazendo um bom trabalho e o número de jogos que são “Playable” só vem aumentando, um dia eles chegarão nos 90% (se não mais) rodando perfeitamente!
Muitos jogos da biblioteca até funcionam nele, mas ocorrem glitches durante a jogatina, que podem ser corrigidos ajustando as configurações e com patches, isto pode dar uma dor de cabeça em alguns jogos e para alguns usuários, tenha isso em mente ao baixar e usar ele!
Nintendo Wii U
Neste aqui eu devo dizer que tive a melhor experiência com o Zelda Breath of the Wild, jogo traduzido em 4K acima dos 60 frames é simplesmente incrível, não é atoa que teve streamer usando ele para gravar/transmitir a gameplay do jogo. O nome do emulador é Cemu, ele parece complicado, mas se você testou/usou os outros emuladores, vai ser mais tranquilo do que parece, e há vários tutoriais no YouTube.
Nintendo Switch
Creio que a maioria que ler este post já vá direto aqui, o queridinho (ou não) no mundo da emulação, mas é outro bem complicado pois a Nintendo não colabora! Atualmente não existe “O” emulador de Nintendo Switch, o que eu uso e recomendo são dois na verdade, o Ryubing e o Citron. Ambos são forks, Ryubing sendo o Ryujinx e o Citron sendo do Yuzu. O jogo que rodar mal em um, teste no outro — Simples, não?
Ué, não vai falar do MAME?
Então, usei o MAME durante muito tempo, mas descobri o tal do FightCade, ele é bem melhor e te dá a possibilidade de jogar online, e os jogos de luta tem o GGPO, o tal do Rollback netcode, é excelente, cheguei a zerar o Metal Slug em coop online usando ele!
Recomendo dar uma olhada no YouTube nos tutoriais que tem, não é difícil de configurar, é muito mais prático que o MAME.
O que pode vir por aí?
Emuladores nunca vão parar de serem feitos, inclusive há um emulador de PS4 chamado ShadPS4 que consegue rodar Bloodborne a 60 frames por segundo em 4K, bem melhor que o console — E vem mantendo uma evolução muito grande com otimizações. É importante lembrar que Bloodborne é um jogo praticamente abandonado pela From Software que se mantém vivo graças aos fãs e a emulação.
Agradeço sua atenção!