O ano é 2007, você liga sua TV (ou como você é um nerd, abre um tal site chamado “YouTube”) e se depara com um vídeo cujo título é algo do tipo: “Halo 3 coming to PS3, Xbox 360 and PC”. É bem provável que a internet viria abaixo, pois goste você ou não, Halo é uma franquia grande (pelo menos no “querido” Estados Unidos da América).
Halo foi tão forte uma época que aparecia “sem querer” como foi na série “Two and Half Men”, dá uma olhada nesse post do Reddit.
Existe essa pequena propaganda (enganosa quem sabe) no filme “Missão Impossível 5”:
Se um dia Halo 5 sair para o PC, dê para jogar com 3 telas (apesar de não precisar disso tudo).
Dito isso, recomendo que pare de pensar apenas na sua bolha e entenda que Halo não é um jogo pequeno que não tem importância alguma. Halo não conseguiu atingir esse patamar aqui no Brasil pois o primeiro Xbox não foi forte como o PlayStation 2 (por questão de preço, já que os dois dava pra desbloquear e jogar jogo pirata), mesmo o Xbox sendo superior. É sabido que o Xbox veio ganhar popularidade no 360 e muito por conta da pirataria (país de terceiro mundo é outra coisa).
Voltemos ao assunto, Halo sendo lançado no PlayStation, no PC não é uma surpresa já que hoje se pode jogar oficialmente quase todos os Halos (por algum motivo só o 5 que foi deixado de lado, mesmo sendo um bom jogo) no PC graças ao “Master Chief Collection”, e o Halo Infinite foi lançado na era Play Anywhere do Xbox. Mas PlayStation? É uma bandeira branca sendo levantada? Xbox virando Sega? Xbox falindo?
É importante ter em mente que a Microsoft quer dinheiro, mesmo ganhando milhões de assinaturas do pacote Office, licenças do Windows (sim, isso dá um bom retorno para a Microsoft). E a divisão Xbox não está dando o dinheiro que eles querem, mesmo a divisão não fechando as contas no vermelho. O que eles querem é mais lucro!
Levar seus jogos para outras plataformas pode ser uma boa forma de subir estes lucros, Forza Horizon 5 é um dos jogos mais vendidos do PlayStation, Gears of War Reloaded teve números ok na Steam e PlayStation (poderia ter vendido mais se fosse uma coletânea igual do Halo, não é mesmo?), não é surpresa alguma Halo ir para a plataforma “inimiga”.
O “novo” Halo na Unreal
Gears of War é um jogo que sempre usou a Unreal Engine (e da melhor forma), resumindo a grosso modo, foi o jogo que fez com que o Xbox tivesse 256MB e não 128MB de memória (salvo engano).
E finalmente a 343 resolveu abandonar a ideia de Engine própria aprenderam com o atraso do Halo Infinite (o Xbox Series X no lançamento com aquele Master Chief do Halo Infinite na caixa sem ter lançado o jogo ainda ein Xbox), resolveram usar justo a engine que estão apedrejando, a Unreal Engine 5. O jogo não está feio, as texturas (e até a gameplay) lembram o Halo Infinite.
Mas só de bater o olho na gameplay, você percebe um certo blur aqui e alí, uma movimentação que te lembra algo, um travamento que até quem tem um PC com hardware potente vai sentir…
Eu joguei alguns jogos feitos na Unreal 5 e afirmo que só a Epic sabe usar isso… Se bem que usaram no Fortnite… Os jogos ficam mais pesados do que deveriam mas isso pode não ser culpa da engine e sim dos profissionais e também do tempo que eles têm para lançar o jogo o mais redondo possível! E tempo, é algo que a 343 tem de sobra, já que eles têm até o dia 31 de Dezembro de 2026 para lançar o jogo, sim, mais um jogo sem data do Xbox!
E agora Xbox?
De cabeça, o último acerto da Xbox foi o jogo Minecraft Dungeons. Lembro de ter jogado ele por quase 24 horas, o jogo é divertido e é excelente para mostrar esse estilo de jogo para quem nunca jogou. Depois disso, sendo sincero, eu só me lembro dos erros da Xbox.
A divisão Xbox precisa parar de tentar lançar console e transformar o Xbox em serviços em geral, imagina um sistema operacional Xbox, um Windows mais barato, mais otimizado e pronto para rodar jogos, abandonar de vez essa de “pagar para jogar online” nos consoles e transformar o Game Pass única e exclusivamente em assinaturas de jogos, você paga para jogar na nuvem, no PC, claro, criando tiers de assinaturas com preços mais coerentes (R$ 120 no ultimate sem nem saber quando lança um jogo Xbox e pra jogar jogo de 360 em cloud?), a retro compatibilidade no PC seria interessante também.
Mas isso é ficar viajando demais…
Como fã de jogos, de videogame, espero que venham bons jogos e que tenha uma concorrência no mercado, até porque Nintendo e PlayStation estão de mãos dadas e vendo quem é o mais sanguessuga de seus clientes.
Epílogo
E diferentemente da Xbox, eu arrumo a bagunça dos meus softwares. Ajustei o blog, estava tendo problema com SEO, me neguei a mexer no framework mas tive que fazer isso, agora o blog está usando React com o Next e parece estar tudo ok, agora manutenção só daqui 6 meses e olhe lá!
Agradeço sua atenção!